segunda-feira, 21 de setembro de 2015


 EXPERIÊNCIAS COM ATIVIDADES DE LEITURA

 Textoteca:  É uma seleção de  diversos textos de variados gêneros e diferentes temas
multidisciplinares. Os textos são colados em papel sulfite colorido e arquivados em uma caixa toda
enfeitada (para despertar o interesse) com o mesmo nome. Estes textos são manipulados pelos
alunos em aulas de leituras  ou em qualquer outro momento que eles tiverem motivados em ler. Nas
aulas de leitura a proposta é que o aluno leia o texto e conte para os colegas sobre o que ele relata
havendo neste momento uma troca de ideias sobre os temas.
Cantinho da leitura: A turma e a professora vão juntos a biblioteca selecionar livros adequados a
idade e ao interesse dos alunos para montarem o cantinho da leitura. Para incrementa-lo foram
adquiridos novos livros e uma caixa plástica com tampa própria para guarda-los . Todas as aulas os
alunos tem um momento de livre  acesso ao cantinho para que possam continuar a leitura de seu
livro. Em determinadas aulas , fazem a leitura oral de um trecho de seu livro para que seus colegas
conheçam as histórias lidas por todos eles.
Remontar textos de revistas: Objetivos – Atenção; sequencialização do pensamento; Organização
de frases; Leitura; Memória.  Material – pequenos textos ou mesmo manchetes de jornais ou
revistas, cortados palavra por palavra; O mesmo texto inteiro, sem estar cortado. Procedimentos –
Apresentar a criança o texto inteiro para que ela o leia; Em seguida, apresentar o mesmo texto
cortado palavra por palavra e solicitar que a criança monte o texto através da ordenação das
palavras.
ATIVIDADE 41
Moinho de sonhos
A mulher e o menino iam montados no cavalo; o homem ia ao lado, a pé. Andavam
sem rumo havia semanas, até que deram numa aldeia à beira de um rio, onde as oliveiras
vicejavam.
Fizeram uma pausa e, como a gente ali era hospitaleira e a oferta de serviço
abundante, resolveram ficar. O homem arranjou emprego num moinho próximo à aldeia. A
mulher se juntou a outras que colhiam azeitonas em terras ao redor de um castelo. Levou
consigo o menino que, no meio do caminho, achou um velho cabo de vassoura e fez dele
o seu cavalo. Deu-lhe o nome de Rocinante.
Ao chegar aos olivais, o pequeno encontrou o filho de outra colhedeira – um garoto
que se exibia com um escudo e uma espada de pau.
Os dois se observaram à distância. Cada um se manteve junto à sua mãe, sem
saber como se libertar dela. Vigiavam-se. Era preciso coragem para se acercar. Mas
meninos são assim: se há abismos, inventam pontes.
De súbito, estavam frente a frente. Puseram-se a conversar, embora um e outro
continuassem na sua. Logo esse já sabia o nome daquele: o menino recém-chegado se
chamava Alonso; o outro, Sancho.
Começaram a se misturar:
– Deixa eu brincar com seu cavalo?, pediu Sancho.53
– Só se você me emprestar sua espada, respondeu Alonso.
Iam se entendendo, apesar de assustados com a felicidade da nova companhia.
Avançaram na entrega:
– Tá vendo aquele moinho gigante?, apontou Alonso. Meu pai sozinho é que faz
ele girar.
– Seu pai deve ter braços enormes, disse Sancho.
– Tem! Mas nem precisava, respondeu Alonso. Ele move o moinho com um sopro.
Sancho achou graça. Também tinha uma proeza a contar:
– Tá vendo o castelo ali?, apontou. Meu pai disse que o dono tem tanta terra que o
céu não dá para cobrir ela toda.
– E se a gente esticasse o céu como uma lona e cobrisse o que está faltando?,
propôs Alonso.
– Seria legal, disse Sancho. Mas ia dar um trabalhão.
– Temos de crescer primeiro.
– Bom, enquanto a gente cresce, vamos pensar num jeito de subir até o céu! –
disse Alonso.
– Vamos!, concordou Sancho.
Sentaram-se na relva. O cavalo, a espada e o escudo entre os dois. Um sopro de
vento passou por eles.
Já eram amigos: moviam juntos o mesmo sonho.
Atividades:
1. Copie as palavras que você não conhece e procure os significados no dicionário:
2. Observe o primeiro parágrafo do texto. Quais são as personagens iniciais?
3. “ Andavam sem rumo havia semanas, até que deram numa aldeia à beira de um
rio (...)”. Que outro verbo poderia substituir deram?
4. O que fez com que a família resolvesse ficar naquele lugar?
5. “Ao chegar aos olivais, o pequeno encontrou o filho de outra colhedeira”. A
aproximação dos meninos foi imediata? Explique.
6. Explique o trecho: “ Mas meninos são assim: se há abismos, inventam pontes”.:
7. Qual eram as brincadeiras dos meninos?
8. Qual era a profissão do pai de Alonso? E do pai de Sancho?
9. Você sabe o que é um moinho? Se sim, desenhe-o:
10. O imaginário das crianças é muito rico. Copie do texto situações imaginárias
inventadas pelos meninos:
11. Explique o título da história:
12. Quais as brincadeiras que você e seus amigos mais gostam?
13. Este conto faz referência a um livro conhecido no mundo inteiro e que se
chama Dom Quixote de La Mancha, do autor Miguel de Cervantes. A partir da resenha
deste livro fornecida pela professora procure relacionar fatos que se assemelhem entre os
dois textos


ATIVIDADE 42

O LEÃO E O RATINHO
O rei das selvas dormia sob a sombra de um carvalho. Aproveitando a ocasião, um
bando de ratos resolveu passar por cima dele para encurtar o caminho.
– Vamos, vamos, não há tempo a perder – disse o líder do bando.
Quando faltava apenas um rato passar, o leão acordou-o e prendeu-o debaixo de
sua pata.
– Por favor, Majestade das selvas, não me esmague! – implorou o ratinho
– E você tem alguma boa razão para que eu não faça isso?
– Bem... talvez um dia eu possa ajudá-lo! – disse o ratinho.
O leão deu uma sonora gargalhada:
– Você? Minúsculo desse jeito? Essa é boa!
– Por favor, por favor, por favor, não me esmague! – insistiu o ratinho.
Diante de tamanha insistência, o leão, que estava mesmo com o estomago cheio,
deixou que o ratinho fosse.
Alguns dias depois, o leão ficou preso numa rede deixada na floresta por alguns
caçadores. Fez de tudo para se soltar, mas não conseguiu. Seus uivos de raiva fizeram a
terra tremer. Ao ouvi-los, o ratinho veio em seu socorro. Com seus dentes pequeninos e
afiados, roeu as cordas da rede e soltou o leão.
Uma boa ação ganha outra.
Pequenos amigos podem ser grandes amigos.
(Jean de La Fontaine. Fábulas de Escopo. Adaptação de Lúcia Tulchinski.
São Paulo, Scipione, 1998.)
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1.Quem são os personagens do texto?
2. Os personagens do texto são animais. O comportamento deles é próprio de animais ou
eles agem como se fossem humanos? Justifique sua resposta.
3. O que essa fábula pretende ensinar para as pessoas?
4. O que é, para você, uma fábula?
5. No texto, aparecem duas expressões que foram empregadas para se  referir  ao  leão.
Você sabe dizer quais são?
6. Que outras palavras e expressões poderiam ser empregadas para se referir ao leão?
7. Dos provérbios seguintes, qual deles poderia substituir a moral da fábula “O leão e o
ratinho”?
QUEM COM FERRO FERE COM FERRO SERÁ FERIDO.
O BEM SE PAGA COM O BEM
MAIS VALE UM PÁSSARO NA MÃO QUE DOIS VOANDO.
DE GRÃO EM GRÃO A GALINHA ENCHE O PAPO.55
ATIVIDADE 43
ISSO DÁ MEDO?
A HORA DO TERROR
                   Claro que eles não existem, mas é só ouvir um barulho estranho no quarto
escuro que a gente fica morrendo de medo. Será que é um monstro?
                   Esse pavor é muito antigo e existe no mundo inteiro. Só de pensar em
encontrar um desses seres medonhos, as pessoas ficam de cabelo em pé. Por isso
mesmo os livros, filmes e desenhos de terror são tão empolgantes.
                   Se você gosta de emoções fortes é hora de conhecer melhor essas criaturas
horrorosas e tão atraentes.
LEITURA E INTERPRETAÇÃO
Um monstro de laboratório
                   Frankenstein não é nome do monstro, mas de seu criador. Frankenstein é um
cientista que quer recriar a vida humana em seu laboratório. Ele junta partes de pessoas
mortas (argh!), costura aqui e ali, (blargh!) e dá vida a uma criatura de dois metros e meio
de altura, com uma força incrível e alguns parafusos a menos. Para piorar, ele foge e
começa a aprontar por onde passa.
                   Claro que é só uma história inventada pela escritora inglesa Mary Shelley.
Seu livro fez muito sucesso, mas o monstro ficou mais famoso depois que foi para o
cinema.
1.Destaque, no texto, as palavras que você não conhece.
2.Coloque as palavras que você destacou em ordem alfabética.
3.Com o auxílio do dicionário, procure o significado dessas palavras e registre em seu
caderno.
4.Qual é o título do texto?
5.Quem é a personagem principal?
6.Quantos parágrafos têm o texto?
7.Quem é Mary Shelley?
8.Como Frankenstein criou o monstro?
9.Quais as características do monstro?
10.Crie um novo título para o texto:
11.Quais outros monstros você conhece?
12.Desenhe o monstro do texto.

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