quinta-feira, 24 de setembro de 2015


Declaração Universal dos Direitos Humanos

artigo 25- toda pessoa tem direito a um nível de vida adequado, que lhe assegure assim como à sua família, a saúde, o bem-estar, e de modo especial, a alimentação, o vestuário, a habitação, a assistência médica e os serviços sociais necessários, tem ademais, direito aos seguros no caso de desemprego, enfermidade, invalidez, viuvez, velhice e outros casos de perda de seus meios de subsistência por circunstâncias independentes de sua vontade.

Estatuto da criança e do adolescente

Artigo 8º

Parágrafo 3º- estabelece ao poder público propiciar apoio alimentar à gestante e à nutriz que dele necessite.

Artigo 18º- é dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Constituição da República do Brasil

Artigo 277- é dever da família, da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, a liberdade, e à convivência familiar e comunitária. Além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, crueldade e opressão.


O que a sociedade de modo geral está fazendo para acabar com o problema da fome?

Despertar a sociedade para a luta contra a fome e a miséria tem sido o desafio da Ação da Cidadania, movimento articulado pelo sociólogo Herbert de Souza, Betinho.

Há três anos, o Comitê Rio da Ação da Cidadania ajuda a promover um Natal sem fome para milhares de famílias carentes do Rio de Janeiro. Em 1993, 25 mil cestas básicas foram arrecadadas. Esse número dobrou em 1994, chegando a 60 mil em 1995. Nestes três anos mais de meio milhão de pessoas tiveram o que comer no Natal.

Parceria e solidariedade foram marcas determinantes para a realização de todos esses natais, que contaram com a adesão de inúmeras empresas, escolas, meios de comunicação, etc. artistas e a sociedade em geral participaram e deram suas contribuições. A mídia teve papel importante, divulgando a campanha e dando transparência à arrecadação e a distribuição dos alimentos.


Você acredita que os direitos dos cidadãos descritos acima estão sendo respeitados? Por quê?

...........................................................................................................................................................

...........................................................................................................................................................

........................................................................................................................................................... ...........................................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário