segunda-feira, 21 de setembro de 2015



O papagaio e a borboleta

 Um papagaio, pipa de papel,
Subindo até as nuvens percebeu
No vale, lá embaixo,
Uma borboletinha; e gritou-lhe então:
- Mal posso te enxergar daqui, creias ou não!
Eu acho que tu me invejas voar tão alto assim!
- Invejo-te, eu? Eu não!
E tu não tens razão
De te vangloriares: voas alto sim,
Mas voas preso a um fio, e a vida assim
Está distante da felicidade.
Já quanto a mim
É bem verdade
Que eu vôo baixo: mas vôo em liberdade:
Esvoaço e adejo
Onde eu desejo!
Nem como tu, tal qual um bobalhão,
me gabo sem razão!
                                (krilov, Fábulas russas, tradução Tatiane Belinsky, Melhoramentos)18
Vocabulário:
Creias: acredites
Vangloriares: gabares, contares vantagens
Esvoaço, adejo: dou vôos curtos, bato as asas
Perguntas que buscam respostas diretamente em partes do texto:
1. Que capacidade ou habilidade as duas personagens, da fábula, possuíam em
comum? Como você pode comprovar sua resposta?
2. Qual personagem provocou o diálogo? Justifique sua resposta com elementos do
texto.
3. Qual a localização (espaço) das personagens?
Perguntas que exige do leitor a produção de inferências textuais:
4. Por que o papagaio provocou o diálogo?
5. O que você acha que a borboleta quis dizer quando falou “nem como tu, tal qual
um bobalhão, me gabo sem razão.
6. Assinale os três provérbios que comprovam que o ensinamento transmitido pela
fábula à sabedoria popular:
 Antes só do que mal acompanhado
 Em boca fechada não entra mosquito.
 Quem fala o que quer, ouve o que não quer.
 A palavra é prata, o silêncio é ouro.
 Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.
Perguntas que levam o leitor a refletir sobre o tema do texto a partir de experiência
de sua vida, criando uma interpretação textual:
7. Em sua opinião, que tipo de pessoa, age como o papagaio? Por quê?
8. Por que você acha que a borboleta chamou o papagaio de bobalhão?
Perguntas que relacionam o tema do texto com a vida do leitor:
9. Alguém algum dia, já lhe fez alguma provocação fazendo você se sentir
humilhado? Conte como foi e como você se sentiu.
10.Qual das personagens você acha que agiu corretamente? Justifique sua resposta.

ATIVIDADE 16

Terno, macacão ou...
        Flávio de Souza
Foi numa manhã de verão que o Romeu descobriu que os pais dele eram
diferentes dos pais das outras crianças. Ele foi com a mãe numa pracinha. E depois de
correr, subir e descer muitas vezes no escorregador, ficar bastante de ponta-cabeça no
trepa-trepa e cavar muitos buracos no tanque de areia, ele sentou para conversar com
seus amigos:19
AMIGO - Meu pai tem um carro de quatro portas.
AMIGA - O meu tem um de duas portas.
ROMEU - O meu é mais legal que o de vocês. Ele anda de ônibus.
AMIGA - Nossa, que legal!
AMIGO - Ônibus é maior que carro, né?
ROMEU - É!
AMIGA  - O meu pai vai trabalhar cedinho!
AMIGO - O meu faz ginástica antes de ir trabalhar.
ROMEU - Naquela bicicleta que não sai do lugar?
AMIGO - É.
AMIGA E ROMEU - Que legal!
ROMEU - O meu pai vai trabalhar  cedo também.
AMIGO - Que horas? Às nove?
ROMEU - Não...
AMIGO - Às oito?
ROMEU - Não...
AMIGO - Às sete?
ROMEU - Também não...
AMIGO - Às seis?
ROMEU - Não! Às dez!
AMIGO E AMIGA - Isso não é cedo!
ROMEU - Não?
AMIGO - Não!
ROMEU - Então meu pai é diferente, pronto!
AMIGA - Que legal!
AMIGO - Meu pai vai trabalhar de terno.
AMIGA - De gravata e tudo?
AMIGO - É.
AMIGA - O meu pai vai de macacão e capacete.
ROMEU - Igual bombeiro?
AMIGA - Não, não é vermelho. É cinza!
AMIGO - Que legal!
AMIGA - E o seu? Vai de terno ou macacão?
ROMEU - É mais ou menos um macacão...
AMIGA -  Cinza?
ROMEU - Não...é cor de abóbora e azul.
AMIGO - E ele tem capacete?
ROMEU - Não, ele usa um chapéu comprido cheio de estrelas. Uma gola de babados, Um
sapato brilhante...um nariz de bola vermelha. E nas mãos...
AMIGA E AMIGO - O quê? O quê?
ROMEU - Luvas! E às vezes, até uma capa de todas as cores do arco-íris!
AMIGO E AMIGA - Que legal!
                  Filho de artista. São Paulo:FTD, 1997, p. 9-11.
ATIVIDADES:
01. Como é o pai de cada um dos três amigos? Complete o quadro abaixo com as
informações que você encontra no texto:20
Pai de Romeu Pai do Amigo Pai da Amiga
Veículo  para
transporte
Quando vai para
o trabalho
Roupa  usada
para o trabalho
Profissão
02. Como você chegou à conclusão sobre as profissões dos pais dos amigos de Romeu?
R.:_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
03. Por que os amigos de Romeu achavam que trabalhar de ônibus era melhor do que de
carro?
R.:_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
04. Quantos anos você acha que as personagens do texto têm? Justifique sua resposta.
R.: Romeu: ________  anos porque__________________________________
_______________________________________________________________
Amiga de Romeu: _______ anos porque ______________________________
_______________________________________________________________
Amigo de Romeu:_______ anos porque _______________________________
_______________________________________________________________
05.  O que Romeu quis dizer com a fala: “É mais ou menos um macacão...”
R.:_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________21
06. Desenhe o pai de Romeu vestido para trabalhar:
07. Qual a profissão do seu pai ou da pessoa que cuida de você? Como ela se veste? A
que horas ela sai?
R.:_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
08. Existe uma profissão que seja mais importante que a outra? Justifique:
R.:_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
09. No texto lido, as reticências indicam que a ideia não está completa, que o leitor deve
completá-la com sua imaginação. Observe outro uso das reticências no texto e compare
com o trecho modificado:
No texto Trecho modificado
a) Como se sente Romeu, quando sua fala, na escrita, é representada assim:
 
                                                                         
b) Como estaria se sentindo Romeu se sua fala fosse representada, na escrita, assim:
                                                                           
ROMEU   O  meu  pai  vai
trabalhar cedo também.
AMIGO  Que horas? Às nove?
ROMEU Não...
AMIGA  Às oito?
ROMEU Não...
AMIGO  Às sete?
ROMEU  Também não...
ROMEU   O  meu  pai  vai
trabalhar cedo também.
AMIGO  Que horas? Às nove?
ROMEU Não!
AMIGA  Às oito?
ROMEU Não!
AMIGO  Às sete?
ROMEU  Também não!
Não...
Não!22
c) Na língua oral, Romeu não falaria do mesmo jeito esses dois “nãos”.  Leia em voz alta
os dois trechos dos quadros, prestando atenção na diferença de entonação, quando você
fala Não... e  Não!
10.  Observe as formas diferentes do “não”.
a) Que dúvida Romeu tem, quando fala “Não...”  ?
R.:_____________________________________________________________
_______________________________________________________________
b) Que certeza o Amigo tem, quando fala “Não!”  ?
R.:_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário