Garota de Ipanema
Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça...
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu já vi passar...
(Composição de Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Gravação Philips, 1963)48
1) Uma poema é composto por:
a)estrofes e linhas;
b) parágrafos e estrofes;
c)versos e estrofes;
d)linhas e versos.
2) O assunto principal do texto é:
a) exaltar as mulheres;
b) menosprezar as mulheres;
c) provocar as mulheres;
d) ridicularizar as mulheres.
ATIVIDADE 37
Saúde e bem-estar
Exercícios físicos
Os exercícios aumentam a disposição geral das
pessoas, porque ajudam na produção de
substâncias como a endorfina, que funciona
como analgésico natural. No mínimo, faça uma
boa caminhada ligeira de 15 minutos pela
manhã. Isso ajuda na circulação e pode eliminar
sintomas de depressão.
Muitas pessoas preferem o ambiente moderno e
descontraído das academias de ginástica, que
trazem vantagens como segurança,
acompanhamento especializado e aparelhos de
ponta que contam com manutenção periódica.
Mas, os especialistas lembram que qualquer
exercício é válido, desde que fique dentro dos
limites físicos da pessoa e seja prazeroso para
quem o pratica. Por isso, aproveite. Mas sem
exageros!
Alimentação
Se o corpo é uma máquina, é nos
alimento que pegamos nosso
combustível para o dia-a-dia. Por isso
a qualidade do que comemos é tão
importante. Evite consumir gordura,
álcool, açúcar e sal em excesso.
Prefira uma alimentação baseada em
frutas, verduras e vegetais frescos.
Mantenha uma dieta equilibrada, sem
abusar de grandes variações nas
calorias consumidas.
EDITEL PUBLICAR, 2008 nº 8226-ANO 21-
EDIÇÃO 08
1) Os textos acima dão as dicas de como fazer para ter uma vida saudável, cheia de
disposição e com qualidade de vida. O segredo está na adoção de hábitos simples e na
determinação em segui-los. O objetivo dos textos lidos é:
a) criticar;
b) conscientizar;49
c) comentar;
d) divertir.
2) Ambos os textos alertam para:
a) Necessidade de se freqüentar uma academia;
b) Dicas para se ter uma vida saudável;
c) Exercícios físicos são prejudiciais;
d) Incentivo ao consumo de alimentos gordurosos.
1) “Evite consumir gordura, álcool, açúcar e sal em excesso.” A palavra negritada tem o
significado de:
a) moderadamente;
b) exagero;
c) pouco;
d) reduzidamente.
ATIVIDADE 38
Ninho de Cuco
O cuco é o mais mafioso dos pássaros. Não gosta muito de trabalhar e adora
ocupar o ninho dos outros.
Foi assim que, um dia, um pardal muito bondoso, emprestou o seu ninho para o
cuco e pediu que, em troca, ele ficasse por algumas horas tomando conta da ninhada
toda.
Saiu. Quando voltou, encontrou o cuco numa zorra danada, bagunçando seus
ovinhos:
-Quer dizer que eu lhe empresto o ninho e você faz essa bagunça?
Ao que o cuco respondeu:
- Eu estou retribuindo a sua hospitalidade. Nós, cucos, somos assim mesmo: só
posso ser como sou.
O pardal, cheio de raiva, deu uma bicada no cuco, que, ofendido, disse:
- Mas o que é isso, amigo?
E o pardal respondeu:
- Essa bicada é tudo o que eu lhe posso dar, no momento. Sinto muito, mas nós,
pardais, somos organizados, e você e seu ovinho vão ter que cair fora do meu ninho.
E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco vazio
de um relógio, onde, desde então, dá duro para sobreviver trabalhando em turnos de meia
hora.
Cuco-cuco-cuco!
(FRATE, Diléia. Histórias para acordar. Companhia das Letrinhas)
1. "Mas o que é isso, amigo?" Nessa frase, a palavra grifada se refere ao:
a) cuco.
b) pardal.
c) relógio.50
d) ovinho.
2. Na frase "... encontrou o cuco numa zorra danada", a expressão grifada significa que o
cuco estava:
a) fazendo pouco barulho.
b) dormindo profundamente.
c) chocando os ovinhos.
d) desorganizando o ninho.
3. O título do texto é Ninho de Cuco porque
a) o cuco se aproveita do ninho dos outros pássaros.
b) o cuco constrói seu próprio ninho.
c) o pardal dá seu ninho para o cuco.
d) dentro de um relógio há um ninho de cuco.
4. O pardal brigou com o cuco porque o cuco
a) não gosta de trabalhar.
b) abandonou o ninho do pardal e foi para o relógio.
c) bicou o pardal.
d) bagunçou o ninho do pardal.
5. O que aconteceu ao cuco depois que foi expulso do ninho do pardal?
a) Foi parar no terreiro.
b) Foi para o seu ninho.
c) Foi morar no relógio.
d) Foi cantar no terreiro.
6. Na frase "E o cuco, bagunceiro, foi baixar noutro terreiro: mais precisamente no buraco
vazio de um relógio...", qual a função dos dois pontos?
a) Finalizar uma frase.
b) Introduzir uma explicação.
c) Interromper a frase.
d) Destacar uma expressão.
ATIVIDADE 39
O professor Batista é um cientista. Ou melhor: um inventor. Inventou tanto e tanto
que acabou criando uma máquina capaz de fazer e controlar tudo.
A MÁQUINA MALUCA
A máquina fazia tudo, mesmo! Acendia e apagava as luzes da rua, fazia os ônibus
andarem para baixo e para cima. Fazia pão e engarrafava o leite. Fazia os aviões subirem
e descerem, controlava a água das casas e os elevadores dos prédios.
Os homens do governo adoraram:
- Vai ser uma nova era para a humanidade, ninguém mais vai precisar trabalhar.
- Viva o professor Batista, o maior cientista!
E a máquina começou a trabalhar e todo mundo começou a vadiar. Os cinemas
ficaram cheios, os parques de diversões também.51
Mas a máquina começou a ficar exigente. Com sua voz rouca de máquina, ela
dizia:
- Eu quero 1.000 litros de perfume francês...
Viravam o país inteiro para arranjar o perfume.
E a máquina não se contentava:
- Onde é que já se viu máquina com fantasia de carnaval?
- Não sei de nada – dizia a máquina. – Se não me arranjarem uma fantasia de
carnaval, não brinco mais!
E tinham que fazer uma fantasia, às pressas, para a máquina.
Tantas coisas foram pedidas à máquina que a cidade inteira trabalhava para ela.
(...)
(Ruth Rocha)
OBS.: Professor, se possível, leia ou conte a história completa para os alunos.
ANÁLISE DO TEXTO
1. Assinale as atividades que as máquinas conseguem fazer pela humanidade:
(a) arar a terra. (b) dar carinho.
(c) transportar peso. (d) fazer cálculos.
2. Transcreva as atividades que a máquina, citada no texto, conseguia fazer pela cidade:
3. Em sua opinião, como era a máquina? Assinale as palavras que melhor a caracterizam:
(a) útil; (b) esperta; (c) honesta;
(d) tímida; (e) preguiçosa; (f) exigente;
(g) eficiente (h) explorada; (i) diferente.
4. Diante das atividades do cotidiano como você se caracteriza?
5. Por que a máquina começou a fazer grandes exigências?
6. Das máquinas que conhece, qual você acha mais fascinante? Justifique:
7. Se houvesse apenas férias (sem escola nem tarefas), você acha que elas seriam tão
esperadas e gostosas?
8. Se as férias durassem toda a vida, que coisas você gostaria de fazer?
9. Vamos construir uma máquina maluca? Mas leve a sério, para que a sua invenção seja
bem criativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário