segunda-feira, 21 de setembro de 2015




ATIVIDADE
           
Objetivos:
 Rever os valores machistas presentes na sociedade.
 Desenvolver a leitura e interpretação de textos.
 Reconhecer o gênero textual historia em quadrinhos.
Desenvolvimento:
    Realizar  um  trabalho  prévio  de  interpretação  usando  atividades  de  atenção,
percepção e releitura para despertar o interesse do educando. Em seguida, promover
um momento de leitura com gibis para depois explorar as características das HQS, a
biografia do autor, a caracterização dos personagens, recursos visuais e lingüísticos tais
como: onomatopéias, balões, etc., com a finalidade de levar o educando a desenvolver
uma leitura capaz de entender a intenção do autor, ou seja, a moral da história. Após
isso, solicitar que os alunos façam a leitura dos quadrinhos acima. Por fim, fazer a
interpretação oral, baseada no roteiro de questões abaixo:
Roteiro de questões:
a) Quem é o personagem mais importante dessa história? Você já o conhecia? Tem
alguma coisa em comum com este personagem?
b) Todas as crianças choram ao tomar vacina?
c) A atitude que Chico Bento teve pode ser considerada “valente e responsável”?
d) Todas as cenas aconteceram no mesmo dia? O que comprova que foram em dias
diferentes?
e) Quem você imagina que teria passado a ideia ao personagem de que “homem não
chora”?
f) O que você pensa sobre o motivo pelo qual o Chico Bento chorou?
g) Para conviver em sociedade temos que seguir regras para que haja uma determinada
ordem, no entanto algumas dessas regras são preconceituosas e discriminatórias,
como essa de “o homem não chora”. Você concorda com esta ideia?
h) Que outras regras da sociedade são preconceituosas e discriminatórias?
i) O que nós poderíamos fazer para mudar essas regras?

ATIVIDADE 14

“O PRINCIPEZINHO E A RAPOSA”
E foi então que apareceu a raposa:
- Bom dia – disse a raposa.
- Bom dia – respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
- Eu estou aqui disse a voz – debaixo da macieira...
- Quem és tu? Perguntou o principezinho. Tu és bem bonita...
- Sou uma raposa – disse a raposa.
- Vem brincar comigo – propôs o principezinho. Estou tão triste...
- Eu não posso brincar contigo – disse a raposa – não me cativaram ainda.
- Ah! Desculpa – disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou.
- Que quer dizer “cativar”?
- Tu não és daqui – disse a raposa. – Que procuras?
- Procuro os homens – disse a raposa têm fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas
também.  É a única coisa interessante que eles fazem. Tu procuras galinhas?
- Não – disse o principezinho – Eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”?
- É uma coisa muito esquecida – disse a raposa. – Significa “criar laços...”
- Criar laços?
- Exatamente – disse a raposa – Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente
igual  a cem  mil  outros  garotos.  E  eu não  tenho  necessidade  de ti.  E tu não tens também
necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas,
se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu
serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender – disse o principezinho – Existe uma flor..., eu creio que ela me
cativou...
- E possível – disse a raposa – Vê se tanta coisa na terra...
(O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry)
EXERCÍCIOS
1 – Bom dia – respondeu polidamente o principezinho.
Reescreva a frase, substituindo a palavra destacada por um sinônimo.
2. “- Que quer dizer “cativar”?
De acordo com o texto qual é a melhor explicação para a palavra destacada?
a-  Capturar
b-  Atrair
c-  Tirar a liberdade
d-  Ganhar a simpatia
Escreva uma frase empregando a palavra cativar com o mesmo significado escolhido no quadro
anterior.
3. Consultando o dicionário, responda:
a) As palavras CATIVO e CATIVADO têm o mesmo significado?
b) Escreva uma frase empregando a palavra CATIVO e outra empregando a palavra CATIVADO.
4. Quando você se torna amigo de alguém, você se torna uma pessoa cativa ou cativada:17
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
1. No início da conversa, o principezinho convida a raposa para brincarem juntos.
a) Como está se sentindo o principezinho?
b) Por que a raposa recusa o convite do principezinho?
2) “- os homens – disse a raposa – tem fuzis e caçam. É bem incômodo! Criam galinhas também.
É a única coisa interessante que eles fazem.”
a) Por que é incômodo para a raposa que os homens tenham fuzis e cacem:
b) Por que, para a raposa, é interessante que os homens criem galinhas?
3) Que quer dizer “cativar”?
- É uma coisa muito esquecida – disse a raposa – Significa “criar laços..”
a) O que significa “criar laços”?
b) O que a raposa quis dizer com “É uma coisa muito esquecida”?
c) Você concorda com a raposa? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário