segunda-feira, 21 de setembro de 2015




Texto: Menor Abandonado
De onde vens, criança?
Que mensagem trazes do futuro?
Por que tão cedo esse batismo impuro que mudou teu nome?
Em que galpão, casebre, invasão, favela, ficou esquecida tua mãe?...
E teu pai, em que selva escura
se perdeu, perdendo o caminho
da barraca humilde?...
Criança periférica rejeitada...
Teu mundo é um submundo.
Mão nenhuma te valeu na derrapada.
Ao acaso das ruas-nosso encontro
És tão pequeno... eu tenho medo.
Medo de você crescer, ser homem.
Medo da espada de teus olhos...
Medo de tua rebeldia antecipada.13
Nego a esmola que me pedes.
Culpa-me tua indigência inconsciente.
Revolta-me tua infância desvalida
Quisera escrever versos de fogo
e sou mesquinha.
Pudesse eu te ajudar, criança, estigma de
Defender tua casa, cortar tua raiz
Chegada...
(…)
Cora Carolina
Estudo do texto:
a) Como vivem os menores abandonados?
b) Como é o mundo desses meninos e meninas?
c) Quem pode fazer alguma coisa pelos menores abandonados?
d) “Por que tão cedo esse batismo impuro que mudou teu nome”? Como são conhecidas
as crianças referidas no texto?
e)Onde estaria a mãe dessas crianças?
f) Explique a 2° estrofe da poesia.
g) “Mão nenhuma te valeu na derrapada”. Que derrapada é essa? Explique o verso.
h) O que essas crianças deveriam ter para não se tornarem menores abandonados?
i) Mesmo sendo pequenos, os meninos da rua causam medo aos adultos. Qual o medo
da autora?
ATIVIDADE 12
Leia o texto:
Seu Sol, dona Lua
   Diálogo interessante  aconteceu entre o Sol e a Lua.
   E isto se deu em pleno sol do meio-dia:
     __ Ora, ora, que surpresa mais agradável! A senhora por aqui, dona Lua?
     __ Pois é, seu Sol, eu...
     __ Mas que aparência a sua, dona Lua! Está tão pálida! Já sei, veio tomar um
solzinho, né?  
     __ Quem me dera, seu Sol, quem me dera!
     __ Então conte-me o que está acontecendo, Por que essa cara de lua?
     __ Ah, seu Sol! Parece até que eu vivo no mundo da lua...
     __ Ih! Lá vem a senhora com esse papo lunático!
     __ É verdade, seu Sol,. Desde que invadiram a minha privacidade que eu não tenho
mais aquele brilho de sempre. E não parou por aí. Sempre está chegando  gente nova
para perturbar o meu sossego. Já estou cheia! Cheia, seu Sol! Só me falta mesmo  virar
lua-de-mel!
     __ Tem razão, isso é fogo! Graças a Deus eu não tenho essa preocupação. Como já
dizia o velho ditado: pode vir quente que estou fervendo!
     __ É por isso mesmo que eu estou aqui, seu Sol. Quero propor-lhe um negócio.
     __ Negócio?! Com  a senhora?14
     __ Calma, calma, não se esquente! Vou lhe explicar... Puxa, que calor faz aqui,hein?
Bom, eu só quero lhe propor uma troca de turnos.
    __ Troca de turnos?
    Que papo é esse , dona Lua?
    __ Não precisa ficar vermelho, seu Sol! O negócio é simples. Eu fico durante o dia,
enquanto o senhor fica durante a noite, entendeu?
   __ Humm, sei não... Acho que isso vai dar bode! A senhora não é notívaga?
   __ Xi, é mesmo! Esqueci que sofro de insônia! Só consigo dormir durante o dia.
   __ E eu não posso dormir de dia, sabe como é, né? O calor...
   __ O senhor tem razão. A propósito, que horas são?
   __ Meio-dia, pontualmente!
   __ Ai, meu São Jorge! Estou atrasada! Já era para eu estar no Japão! Qualquer dia  eu
apareço para ficar mais tempo.
   __ Talvez. Boa noite, seu Sol!
   __ Bom dia, dona Lua!
                      Alexandre Azevedo. O vendedor de queijos e outras crônicas. São Paulo: Atual, 1991.
     primeiramente, pode-se propor uma reflexão sobre a mudança de turno. Se realmente
houvesse essa troca, quais seriam as conseqüências?
Atividades:
a) Dramatização feito pelos alunos ( Sol e Lua). Observar a pontuação, entonação na
dramatização.
b) Que idéia o texto passa?
c) Pesquisar no dicionário as palavras desconhecidas:
d) O que significa eclipse? Você já presenciou?
e) Em que momento se deu o diálogo entre o Sol e a Lua?
f) Você conhece algum ditado popular?  Cite o que está no texto.
g) Você já deve ter ouvido que enquanto aqui no Brasil  é dia em outro país é noite. Qual
é esse país citado no texto?
h) Tanto o sol quanto a lua utilizam, em suas falas, palavras próprias de seu universo.
Releia o texto e indique quais são essas palavras:
SOL:____________________________________________________________________
__________________________________________________________________
LUA:____________________________________________________________________
________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário