SUGESTÃO DE ATIVIDADES COM CLASSIFICADOS
1- Distribua para a sala vários jornais (só os classificados);
2- Dê um tempo para os alunos lerem e questione o que eles leram;
3- Discuta as características do gênero classificados (texto curto, para vender, comprar, trocar, alugar..., utiliza abreviaturas);
4- Pergunte quem tem alguma coisa para vender; peça que produzam um texto.
5- Distribua várias figuras (lua, sol, animais, crianças brincando, criança chorando, criança comendo, criança de rua...)
6- Pergunte a eles o que eles sentem quando veem a figura: tristeza, alegria, medo, carinho...
7- Peça que “negociem” esses sentimentos (escrevam classificados). Exemplo:
Troco a saudade do meu cachorrinho de estimação
pela alegria das crianças brincando em um parque...
8- As crianças produzirão CLASSIFICADOS POÉTICOS.
Um bom começo é o exercício abaixo.
Agora é a sua vez. O que você teria para trocar? O que está procurando? Faça seus anúncios!
Troca-se!
Troco uma bicicleta por _______________________________________
Troco um pássaro na gaiola por _________________________________
Troco um gato manhoso por ____________________________________
Troco por uma festa animada.___________________________________
Troco por um prato de batatas fritas._____________________________
Troco por _________________________________________________
Troco por _________________________________________________
Procura-se!
Procuro um vizinho que__________________________________________________
Procuro uma cozinheira que_______________________________________________
Procuro um amigo que ___________________________________________________
Procuro que ___________________________________________________________
Procuro que ___________________________________________________________
1- Distribua para a sala vários jornais (só os classificados);
2- Dê um tempo para os alunos lerem e questione o que eles leram;
3- Discuta as características do gênero classificados (texto curto, para vender, comprar, trocar, alugar..., utiliza abreviaturas);
4- Pergunte quem tem alguma coisa para vender; peça que produzam um texto.
5- Distribua várias figuras (lua, sol, animais, crianças brincando, criança chorando, criança comendo, criança de rua...)
6- Pergunte a eles o que eles sentem quando veem a figura: tristeza, alegria, medo, carinho...
7- Peça que “negociem” esses sentimentos (escrevam classificados). Exemplo:
Troco a saudade do meu cachorrinho de estimação
pela alegria das crianças brincando em um parque...
8- As crianças produzirão CLASSIFICADOS POÉTICOS.
Um bom começo é o exercício abaixo.
Agora é a sua vez. O que você teria para trocar? O que está procurando? Faça seus anúncios!
Troca-se!
Troco uma bicicleta por _______________________________________
Troco um pássaro na gaiola por _________________________________
Troco um gato manhoso por ____________________________________
Troco por uma festa animada.___________________________________
Troco por um prato de batatas fritas._____________________________
Troco por _________________________________________________
Troco por _________________________________________________
Procura-se!
Procuro um vizinho que__________________________________________________
Procuro uma cozinheira que_______________________________________________
Procuro um amigo que ___________________________________________________
Procuro que ___________________________________________________________
Procuro que ___________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário